quarta-feira, 24 de março de 2010

ACURUÍ ( ESTRADA REAL)

(trilhas na mata)

(cahoeiras diversas)

( Como Chegar)


(represa de Rio de Pedras - acuruí)



(antiga ponte de madeira entre Acuruí e Rio Acima)

Em 1694 chegaram nesta região os primeiros garimpeiros. No dia 24 de junho de 1698, com a chegada do bandeirante Antônio Dias, deu-se início a maior corrida do ouro da história das Américas.O vilarejo de Acuruí, que em tupi-guarani significa "rio de pedras", foi fundado em 1702 pelos bandei-rantes e está dentro do traçado da Estrada Real.Os tropeiros que passavam na região em busca de ouro, precisavam parar para dormir, se alimentar e descansar seus animais, que eram o principal meio de locomoção no século XVIII.Promoveu-se assim a fundação da vila de Acuruí, com fazendas de arquitetura muito peculiar e que serviam como base para que os tropeiros e mineradores fizessem seus negócios.
A medida que o número de tropeiros foi aumentando, o vilarejo começou a crescer, famílias foram constituídas e a necessidade de uma infra estrutura de hospedagem apareceu. Criou-se, no local onde hoje é a lagoa, a Pousada Casa de Pedras, que foi construída pelos escravos no intuito de receber os tropeiros e famílias que estivessem de passagem, oferecendo também alimentação.
Nesta mesma época, o rei de Portugal enviava portugueses ao Brasil, oferecendo-lhes terras. O escolhido para ser senhor desta região foi o Capitão Rodrigues, que se casou com Constancia e construíram a Fazenda do Buraco, que até hoje existe, do outro lado da lagoa.O clima e a geografia do local, situado a – 20,2 graus de latitude e – 43,73 graus de longitude, foram peças chave para escolha de Acuruí como lugar ideal para construção da usina da Cemig , chamada Rio de Pedras. Contudo, o principal fator foi a presença do Capitão Rodrigues, sua família, seus escravos e os comerciantes que com ele negociavam e faziam a economia girar.
Duas igrejas foram construídas no século XVIII no apogeu econômico do ciclo do ouro em Acuruí. A igreja de Nossa Senhora da Conceição foi feita para os brancos e a igreja de Nossa Senhora do Rosário para os escravos. Ambas fazem parte da arquidiocese de Mariana, existindo ainda missas em ocasiões especiais. A arquitetura das igrejas é singular, possuindo obras de arte e pinturas de artistas renomados da região.
Entre os anos de 1730 e 1750 iniciou-se a escassez do ouro e os tropeiros e bandeirantes deslocaram-se de Acuruí, em busca do ouro de aluvião (encoberto por uma crosta negra, que é o óxido de ferro). Ficaram na vila pessoas idosas e famílias que possuíam crianças muito pequenas e não conseguiam se deslocar.Desde então, Acuruí encontra-se preservada, mantendo seu conjunto arquitetônico do século XVIII praticamente intacto.

7 comentários:

ANTONIO SERGIO disse...

ADOREI A HISTRIA DE ACURUI. ACHO QUE VC PODE ME AJUDAR ESTOU PROCURANDO MEUS ANTIGOS PARENTES QUE VIVEU EM 1855 A 1890 ,NA REGIÃO SEU NOME ;EZEQUIEL DA SILVA GRAÇA VC PODE ME AJUDAR OU DELMINDA CONSTANCIA DE ARAUJO.

Mi Guanabarino disse...

Olá Antônio Sérgio. A família do meu pai era grande parte de Acuruí, provavelmente está Delmina Constância de Araújo era a tia Tancinha do meu pai, irmã da minha bisavó. Você tem parente lá?

Mi Guanabarino disse...

Olá Antônio Sérgio. A família do meu pai era grande parte de Acuruí, provavelmente está Delmina Constância de Araújo era a tia Tancinha do meu pai, irmã da minha bisavó. Você tem parente lá?

Unknown disse...

a represa e Boa pra pescar?

Unknown disse...

Já foi muito bom pescar lá,mas como está acontecendo pelo Brasil a fora. A pesca predatória está acabando com tudo,triste.

Unknown disse...

Bom dia. Como faço para ir em Acuruí por Rio Acima ? É estrada de terra? É muito ruim a estrada?

Unknown disse...

Procuro meus antepassados com sobrenome de Pimenta,e Ferreira Lima.